quinta-feira, 1 de março de 2012

Orixás do Candomblé - Nação Ketu

Atendendo ao pedido dos meus seguidores, este mês, começo a falar sobre os Orixás do Candomblé.
Nada tão profundo quanto suas essências e estudos, apenas o que são e tudo o que representam.

Ele é primeiro da fila, Exú!


No Brasil, no candomblé, Exu é um dos mais importantes Orixás e sempre é o primeiro a receber as oferendas, as cantigas, as rezas, é saudado antes de todos os Orixás, antes de qualquer cerimônia ou evento.
O Exu Orixá não incorpora em ninguém para dar consultas como fazem os Exus da Umbanda, eles são assentados na entrada das casas de candomblé como guardiões, e em toda casa de candomblé tem um quarto para Exu, sempre separado dos outros Orixás, onde ficam todos os assentamentos dos exus da casa e dos filhos de santo que tenham exu assentado.
É astucioso, vaidoso, culto e dono de grande sabedoria, grande conhecedor da natureza humana e dos assuntos mundanos daí a assimilação com o diabo pelos primeiros missionários que, assustados, dele fizeram o símbolo da maldade e do ódio. Porém " … nem completamente mau, nem completamente bom …
Exu recebe diversos nomes, de acordo com a função que exerce ou com suas qualidades: Elegbá ou Elegbará, Bará ou Ibará, Alaketu, Agbô, Odara, Akessan, Lalu, Ijelu (aquele que rege o nascimento e o crescimento de tudo o que existe), Ibarabo, Yangi, Baraketu (guardião das porteiras), Lonan (guardião dos caminhos), Iná (reverenciado na cerimônia do padê).
A segunda-feira  é o dia da semana consagrado a Exu.
Suas cores são o vermelho e o preto ;
Seu símbolo é o ogó (bastão com cabaças que representa o falo);
Suas contas e cores são o preto e o vermelho;
As oferendas são bodes e galos, pretos de preferência, e aguardente, acompanhado de comidas feitas no azeite de dendê. Aconselha-se nunca lhe oferecer certo tipo de azeite, o Adí, por ser extraído do caroço e não da polpa do dendê e portar a violência e a cólera.
Sua saudação é "Larôye!" que significa o bem falante e comunicador.
Consiste o padê em um prato de farofa amarela, acaçá, azeite-de-dendê e um copo de água ou cachaça, que são “arriados” para Exu.
Não deve ser confundido com a entidade Exu da Umbanda. Os exus de umbanda são entidades de pessoas desencarnadas que, por motivos de evolução espiritual, retornaram à terra para cumprir essa missão junto ao seus seguidores. Essas entidades são confundidas com esu ou exu do Candomblé devido à proximidade que Exu tem com os homens. Entretanto, não são considerados orixás como o Exu, e sim quiumbas - conhecedores das vontades de homens e mulheres no plano terrestre, tendo vivido em épocas diferentes, porém com os mesmos problemas, desejos e sonhos.

Arquétipos

Seus filhos são sensuais, dominadores e inteligentes. Gostam da vida cercada de barulho, muitas pessoas e romances de todo tipo. Adoram festas e não se prendem a ninguém, são muito impulsivos. Mas se amam alguém, dão sua vida se for preciso, sem pensar em nada. Gostam de ajudar e trabalhar, mas podem se tornar vingativos e extremamente cruéis.

Fim!


Sei que será polêmico este assunto, mas não deixem de ler, saber mais sobre outras religiões e culturas engrandece e nos ajuda a ser menos ignorante.


Boa Noite!
Inté
Valéria

2 comentários:

  1. Motumbá Valéria, por disseminar um pouco mais sobre a nossa linda religião, quebrando preconceitos e esteriótipos, e pelo belo texto sobre meu pai maravilhoso... Laroyê Exú! Axé

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    1. Motumbá asè! Obrigada pelo comentário e conte sempre comigo, seu Orixá é muito lindo apesar de muito temido. bjs

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