É o Orixá da misericórdia!
Obaluaê é uma flexão dos termos: Oba (rei) – Oluwô (senhor) – Ayiê (terra), ou seja, “Rei, senhor da Terra”. Omulu também é uma flexão dos termos: Omo (filho) – Oluwô (senhor), que quer dizer “ Filho e Senhor”.
Obaluaê,
o mais moço, é o guerreiro, caçador, lutador. Omulu o mais velho, é o sábio, o
feiticeiro, guardião. Porém, ambos têm a mesma regência e influência. No
cotidiano significam a mesma coisa, têm a mesma ligação e são considerados a
mesa força da natureza.
Obaluaê (ou Omulu) é o Sol, a quentura e o calor do astro rei. É
o Senhor das pestes, das moléstias contagiosas. É o rei da Terra, do
interior da Terra, e é o Orixá que cobre o rosto com o Filá (de palha – da -
Costa), porque os humanos são proibidos ver seu rosto, pela deformação feita
pela doença, e pelo respeito que devemos a este poderosíssimo Orixá.Obaluaê rege a saúde, os órgãos e o funcionamento destes. Na dor que sentimos pelo mal funcionamento dos órgãos, ou por uma queda, corte ou queimadura.
A ele devemos nossa saúde e é comum, nas Casas de Santos, se realizar os Eboris (Ebós) de Saúde, que fazem para trazer saúde ao corpo doente.
Divide com Iansã a regência dos cemitérios, pois ele é o Orixá
que vem como emissário de Oxalá (princípio ativo da morte), para buscar o
espírito desencarnado.
Obaluaê, por ser o Senhor da Terra e das camadas de seu
interior, para onde vamos todos nós, tem uma ligação com os mortos, pois
ele é quem vai cuidar do corpo sem vida, e guiar o espírito que deixou aquele
corpo. É por isso que Obaluaê e Omulu gostam de coisas passadas,
apodrecidas.
Obaluaê está presente em nosso dia-a-dia, quando sentimos dores,
agonia, aflição, ansiedade. Está presente quando sentimos coceira e comichões na
pele. Rege também o suor, a transpiração e seus efeitos. Rege aqueles que tem
problemas mentais, perturbações nervosas e todos os doentes.
Está presente nos hospitais, casa de saúde, ambulatórios, postos
de saúde, clínicas, sempre próximo aos leitos. Rege os mutilados, aleijados,
enfermos. Ele proporciona a doença mas, principalmente, a cura, a saúde. É o
Orixá da misericórdia.
Obaluaê é a força da Natureza que rege o incômodo de um modo
geral. Rege o mal estar, o enjôo, o mal humor, a intranqüilidade. É o Orixá do
abafamento e está presente nele, bem como na má digestão e na congestão
estomacal. Gera o ácido úrico e seus efeitos.
Obaluaê está presente em todas as enfermidades e sua vocação, nessas horas, pode significar a cura, a recuperação da Saúde.
Filho de Nanã, que o abandou por ser doente, foi criado por Iemanjá. É o irmão
mais velho de Ossãe, Oxumarê e Ewá, Orixá fundamentalmente Jeje, mas louvado em
todas as nações, por sua importância.
Dia: segunda feira
Metal: chumbo
Cor: preto e branco
e ou preto, branco e vermelho;
Saudação : Atotoó!!! Ajuberù!
Comida: Deburú
(pipoca estourada na areia de praia), abadô (amendoim pilado e torrado), Iatipá (folha de mostarda) e ibêrem
(bolo de milho envolvido na folha de bananeira);
Símbolos: Xaxará ou
íleo (espécie de cetro de mão, feito de nervuras da palha do Dendezeiro, enfeitado com búzios e contas) , é com ele que Obaluaê capta das casas e das pessoas as energias negativa e limpa as doenças e os males espirituais.
Arquétipo: Seus filhos são sóbrios, reservados, generosos, geniosos, independentes, teimosos, tendência ao masoquismo. Sérios, calados, as vezes alegres e ingênuos demais, porém, são observadores e espertos. Seus filhos tendem a ter muitos problemas de saúde, problemas se arrastam por anos, geralmente desde criança ou desde o nascimento.
Aparentam ter mais idade do que realmente têm por conta da entidade ser mais velha e agem como se tivessem idade avançada. Seus filhos são doces, mas reclamões, rabugentos, um tanto mal-humorados. Quando querem, fazem e ajudam a todos sem exceção. São fiéis, dedicados e amigos de verdade, podem ter premonições, tem um pensamento de pessoas maduras, o que os ajuda a não agirem como crianças, ou serem irresponsáveis. Gostam da ordem e disciplina.Fim!
Boa Noite!
Inté.
Valéria
Nenhum comentário:
Postar um comentário