quarta-feira, 6 de junho de 2012






Orixá Oxalá


Oxalufan, Oxalufã ou Oxalufon, Orixá africano cultuado em todo o Brasil por todas as Religiões Afro-brasileira.
Considerado um Oxalá muito velho, curvado pelos anos, que anda com dificuldade e hesitação. Ele apoia seus passos cambaleantes sobre um paxorô (ou opaxorô, ou ainda em Yorubá, Opá Oşòró), grande bastão de metal branco. Considerado como o Orixá da Paz e da paciência, tudo que se refere à Oxalá é ligado a calma e a tranquilidade. Sua cor é o branco e seus filhos não podem usar roupa preta, vermelha e tons escuros. Sua dança é lenta como o passo do Igbin.
O Igbin, que é chamado o boi de Oxalá, é sua oferenda favorita juntamente com o Ebô. E Igbin também é o nome do toque dedicado à Oxalá. As Águas de Oxalá é a sua principal festa realizada sempre no mês de janeiro nas principais casas tradicionais.
Se Exu é o começo de tudo, Oxalá é o fim. Equilíbrio positivo do Universo, é o pai da brancura, da paz, da união, da fraternidade entre os povos da Terra e do Cosmo. Pai dos Orixás, é considerado o fim pacífico de todos os seres. Orixá da ventura, da compreensão, da amizade, do entendimento, do fim da confusão.
Embora não gostemos dela, nem que a queiramos com certeza, a morte é uma consequência da própria vida. Exu inicia, Oxalá termina. É assim nas rodas de Candomblé, no xirês, quando louvamos todos Orixás. Começamos por Exu, terminamos com Oxalá.
A religião, então, encara o fator morte com a mesma naturalidade com que encara os demais assuntos, pois ela faz parte da Natureza e sabemos que tudo tem um início, um meio e um fim. Também o Culto vai encarar esta evidência com lógica e vai determinar uma regência, ou melhor, inúmeras regências, para essa força chamada Oxalá.
Mas Oxalá também tem outras atribuições na Natureza. É ele que vai proporcionar a paz entre os homens, é ele que vai trazer o entendimento, a compreensão, o sossego, a fraternidade, não somente entre os homens, mas também em sua relação com outras forças da natureza. Oxalá  é o apaziguador de situações de conflitos, em uma determinada cabeça. É ele que servirá de mediador para que haja uma solução, uma definição.
Oxalá, portanto, está presente nos momentos em que a calma é estabelecida. Rege a tranqüilidade, o silêncio, a paz do ambiente.
Oxalá é o equilíbrio das coisas, mantendo-as suavemente estabilizado e em posição de espera ou definição, de acordo com o caso, de acordo com a situação.
É, portanto, a organização final, da maneira mais pacífica possível.

Oxalufan
Dia: Sexta-feira
Saudação: Exêu epa bàbá!!!
Metal: Prata, ouro branco, chumbo e níquel
Cor: Branco leitoso
Comida: Ebô (Canjica branca), acaçá, o igbi (caracol)
Símbolos:  Opaxorô (cajado)

Arquétipo

Calmos, mas capazes de liderar, bondosos e tolerantes.



Orixá Oxala´guian


Oxaguian ou Oxaguiã, divindade Yorubá, cultuado no Candomblé Afro-brasileiro.
Segundo a mitologia Yorubá, o universo foi criado por Olorum. Os filhos de Olorum são os Orixás, que receberam cada qual atribuições e responsabilidades sobre a criação de seu Pai. O primeiro e mais velhos dos Orixás é Oxalá, a quem se credita a criação do Homem.
Oxaguian é apontado como o aspecto jovem de Oxalá, outras vezes é apontado como filho de Oxalufã, o qual é tido como o aspecto velho de Oxalá. Oxaguian, "o moço", na sua forma "guerreira" de Oxalá, carrega uma espada, cheio de vigor e nobreza.
Na mitologia Yorubá, os Orixás associam-se a cidades ou regiões africanas, que seriam regidas ou favorecidas por seu respectivo Orixá. Seu templo principal é em Ejigbo, onde ostenta o título de Eléèjìgbó, ou Rei de Ejigbo.

Orixá do dinamismo e movimento construtivo, da cultura material. Seu domínio são as lutas diárias por sustento e trabalho e a paz. Oxaguian incentiva o trabalho e a superação. Oxaguian é o provedor, é o guerreiro da paz. Nunca entra numa batalha para perder, sempre ganhando suas lutas e superando quaisquer obstáculos.
É sempre retratado como um guerreiro forte, astuto e conquistador, Oxaguian rege as inovações, a busca pelo aprimoramento, o inconformismo. É um Orixá relacionado com o sustento do dia a dia, gostando de mesa farta. Seu sustento vem do fundo da terra ou da floresta. Ele detém todas as armas e as usa para alcançar seus objetivos, que são: dar para quem tem fome e até tomar de quem tem muito e não tem fome.
Sua comida favorita é o inhame. Sendo orixá das inovações e invenções, criou para si o pilão, de tal forma que pudesse saborear seu prato favorito. Daí inclusive deriva seu nome: Oxaguian significa literalmente “Orixá comedor de Inhame Pilado”.
Diz-se que enquanto Ogum fornece meios (ferramentas e armas) Oxaguian fornece inteligência e vontade para vencer. Representa o início de um movimento. Este orixá tem personalidade violenta e severa.
É com Oxaguian que se encerra o ciclo das festas de Oxalá com a festa do Pilão de Oxaguian (ojó odo) o dia do pilão.

Oxaguian

Dia: Sexta-feira;
Saudação: Exêu epa bàbá!!!
Metal: Todos os metais brancos
Cor: Branco leitoso
Comida:  Inhame pilado, Ebô (canjica branca), Igbi (caracol)
Símbolo: Mão de Pilão e Atori (Vara)

Arquétipo

A liderança é uma de suas especialidades. Duas características dividem os filhos de Oxaguian: Uns são amigos das intrigas, são orgulhosos, se acham os melhores , são faladores. Outros são voltados para a família, calmos e guardam segredos para si, mas todos são teimosos ou como eles próprios dizem determinados.
Na verdade são duas faces de Oxaguian, numa delas estão os filhos que carregam a espada e os outros, os mais calmos carregam a mão de pilão.
Os filhos de Oxaguian são valentes, guerreiros, combativos, geniosos, intuitivos, são instáveis, têm caráter romântico e são sensuais. Os filhos de Oxaguian não desprezam o sexo e cultivam o amor livre. Além destas características, são alegres, gostam profundamente da vida, são faladores e brincalhões. Ao mesmo tempo são idealistas, defensores dos injustiçados, dos fracos e dos oprimidos.
Oxaguian é um jovem guerreiro combativo, seus filhos são habitualmente altos, esguios, eventualmente robustos, mas não são agressivos ou brutais.
Os filhos de Oxaguian são ciumentos e detestam concorrência. São criativos, generosos, inteligentes, sábios e justos. Em seu aspecto negativo porém, são também lentos, mandões, teimosos e podem ser violentos.

Fim!


Aqui finalizo o resumo dos 16 Orixás mais cultuados pelo Camdomblé no Brasil. Existem diversas informações importantes de cada um deles, as quais não foram postadas, como  exemplos:  as qualidades, as cantigas, as ferramentas, as vestimentas, as danças, o modo que cada nação cultua-os, as lendas, os demais Orixás existentes, entre outras... A religião em si é um livro sem fim, onde aprendemos a cada dia algo novo e importante, na maioria das vezes em simples e corriqueiras situações. 
Eu como filha de Oxala´guian, posso dizer que ainda há muitas coisas que não sei, outras que não consegui aprender. Vivo na constante busca do aprendizado e das respostas, com humildade e bondade. Procuro sempre, antes de tudo, me lembrar que sou um Ser-humano, que tem defeitos e qualidades, e que "AMO e RESPEITO" acima de tudo o "ORIXÁ" e tudo o que nasce dele.
Motumbá!

Até o próximo assunto.
Valéria

Um comentário:

  1. Este texto reflete uma visão equivocada do candomblé, quando diz que Èsù é o principio de tudo.

    Na mitologia tradicional Ioruba, o òrìsà que é "o começo de tudo" é Òòsàálá.

    Èsù nunca foi princípio de nada. Ele é apenas o mensageiro dos òrìsà.

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